Merkel pede perdão e desiste de lockdown

Merkel pede perdão e desiste de lockdown mais rígido na Alemanha

Após mandar fechar os comércios, Merkel diz que a proposta foi um erro.

Angela Merkel, chanceler da Alemanha, desistiu de adotar regras mais rígidas de lockdown no país durante a Páscoa. A medida visava a frear a disseminação da covid-19.

Em seu discurso nesta 4ª feira (24.mar.2021), Merkel afirmou que a proposta foi um “erro”, e pediu desculpas aos alemães pela incerteza provocada pelo anúncio. “Eu sou responsável por esse erro”, declarou. Disse que o país precisa desacelerar a taxa de transmissão do coronavírus, mas que a ideia de impor lockdown não foi adequada.

 

As medidas mais restritivas, até o dia 18 de abril, foram anunciadas na 3ª feira (22.mar), depois de uma reunião da chanceler com governadores de Estados, com antecipação do feriado de Páscoa. Entre as regras estava um confinamento rígido de 5 dias durante a Semana Santa, com fechamento de comércios e serviços religiosos.

O temor à disseminação da variante britânica do Coronavírus (B.1.1.7) e uma 3ª onda de novas infecções e internações por covid-19 foram elementos levados em conta para o anúncio. A taxa de contágios quase dobrou no último mês no país, depois do afrouxamento das medidas de isolamento social adotadas no fim de fevereiro.

Depois de ter caído para 56,8 em 19 de fevereiro, a média móvel nacional de casos diários aumentou para 107,3 por 100 mil habitantes, informou o instituto Robert Koch, agência de vigilância sanitária do país, . Dos 16 Estados do país, 10 estão acima de 100 casos por 100 mil habitantes, o que permite a adoção de medidas mais rígidas.

O porta-voz do governo da Alemanha, Steffen Seibert, publicou em seu perfil no Twitter uma parte do pronunciamento de Merkel. 

Gostou das nossas publicações? Então, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram Telegram

Compartilhar isto:

portalentorno

O seu portal de notícias e entretenimento! Não utilizamos leis de incentivo ou qualquer forma de financiamento com dinheiro público. Para informar qualquer erro ou sugestões para o nosso portal, por favor entre em contato conosco através do email portalentornodf@gmail.com