Foto: Reprodução

ELEIÇÕES 2022: O prazo para regularizar o Título de Eleitor em C.Ocidental é até 04/maio

O Cartório Eleitoral de Cidade Ocidental estará atendendo no antigo prédio da prefeitura

Para quem precisa regularizar o Título de Eleitor, em 2022, o Cartório Eleitoral de Cidade Ocidental estará atendendo no antigo prédio da prefeitura, de 11 de Abril a 04 de Maio. 

O prédio fica do lado do centro de saúde e atrás do Hospital Municipal. O horário de funcionamento é das 12:00hs às 18:00hs.

Em regra, para que a situação eleitoral esteja regular você não deve se enquadrar em nenhuma causa de cancelamento (faltar à revisão de eleitorado, por exemplo) ou de suspensão dos direitos políticos (condenação criminal definitiva, cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado, improbidade administrativa, conscrição, etc – Constituição Federal, arts. 15 e 14, § 2º).

Clique para consultar sua situação eleitoral.

Para ter quitação eleitoral, você deve estar com o voto em dia, ter justificado as ausências e atendido às convocações da Justiça Eleitoral (para trabalhar como mesária ou mesário, por exemplo) ou ter pagado as multas que tiverem sido aplicadas.

Se tiver multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, você deve emitir o boleto para pagamento no site do TSE por meio do serviço “Consulta de débitos do Eleitor”, em: Quitação de multas.

O Eleitor também pode baixar o E-Titulo e resolver sua situação sem sair de casa

Está disponível para download gratuíto o aplicativo e-Título para telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS), a ferramenta substitui o título de eleitor em papel e permite que o usuário resolva eventuais pendências junto à Justiça Eleitoral sem precisar sair de casa.

Para estarem aptos a votar nas Eleições de 2022, os cidadãos têm seis meses para  regularizar o título e o aplicativo é uma forma muito mais fácil de realizar esse procedimento.

Criado em 2017, o e-Título possibilita o acesso à situação cadastral, o cadastramento como mesário voluntário e a obtenção das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. O sistema é simples e acessível para pessoas com deficiência visual.

Biometria

Caso o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico (com as impressões digitais) junto à Justiça Eleitoral, o perfil no e-Título virá acompanhado de uma foto do eleitor, facilitando, assim, a identificação na hora do voto.

Caso ainda não tenha feito, não aparecerá a imagem, sendo necessário levar outro documento oficial com foto para se apresentar ao mesário no dia das eleições.

Veja mais informações neste vídeo e na página do e-Título.

Compartilhar isto:

portalentorno

    O seu portal de notícias e entretenimento! Não utilizamos leis de incentivo ou qualquer forma de financiamento com dinheiro público. Para informar qualquer erro ou sugestões para o nosso portal, por favor entre em contato conosco através do email [email protected]