Vista aérea da edição de 2022 da AgroBrasília Divulgação

AgroBrasília estimula potencial da agricultura no Entorno do DF

Getting your Trinity Audio player ready...

Durante a feira, que será realizada entre os dias 23 a 27 de maio, serão apresentadas pela pivot máquinas agrícolas e vários tipos de sistemas de irrigação

Que o Distrito Federal (DF) tem sua rotina intensamente ligada à política, todos já sabem. Mas o que poucos sabem é que a região do Entorno do DF tem um enorme potencial para o agronegócio. Embora a área de plantio esteja entre as 10 menores do País, na comparação com os estados brasileiros – com pouco mais de 178 mil hectares – o Distrito Federal registra a terceira maior produtividade no Centro-Oeste nesta safra de 2022/2023, com 4,7 mil kg/ha, ficando à frente do Mato Grosso. O aumento na produtividade foi de 7,3% em relação ao ano anterior. Soja, milho, sorgo, feijão e trigo são as principais culturas presentes na região, que totalizaram uma colheita de 843,9 mil toneladas, ao ano. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).E a tecnologia tem sido a grande aliada para essa produtividade numa área agricultável pequena. Por isso trazer as mais recentes novidades em irrigação e maquinário é um dos objetivos da  AgroBrasília, feira agro dedicada aos produtores da região do entorno da capital federal e que será realizada entre os dias 23 a 27 de maio de 2023.  Com o tema Tecnologia para Sustentabilidade, o  evento será no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no Distrito Federal, localizado no km 5 da BR 251, sentido Unaí-MG. Entre os expositores, estará a Pivot Máquinas Agrícolas, grupo goiano que é líder nacional na comercialização de maquinários agrícolas e sistemas de irrigação.De acordo com o gerente geral de irrigação da Pivot, Sílvio Dias, a empresa irá expor em seu estande um modelo de pivô central com todas as tecnologias e painéis funcionado. “Levaremos o sistema mais moderno que temos no mercado, a tecnologias FieldNET que permite que o produtor tenha controle e gerenciamento de forma remota de toda a operação de irrigação, dentro e fora de sua propriedade.”, explica. De acordo com Sívio as premiadas soluções FieldNET, que é uma tecnologia líder mundial no setor, fornece informações e orientações valiosas para ajudar a otimizar o uso da água, maximizando a lucratividade. “É um sistema que gera relatórios e informações importantes para tomadas de decisões sobre o plantio.”, afirma o gerente. 

Outros sistemas

Silvio ainda acrescenta que serão apresentados pela a Pivot, durante a AgroBrasília, três tipos de irrigação. “Nós levaremos esse ano a irrigação por pivô, a irrigação localizada, que é feita por gotejamento  –  um sistema de irrigação que utiliza emissores que lançam gotículas de água e propiciam uma precipitação mais suave e uniforme- e a  irrigação para jardins e paisagismos”, acrescenta. O gerente geral de irrigação ainda explica que o pivô central garante  produtividade e segurança na falta da chuva.  “Por meio desse sistema, além de garantir uma boa colheita nas safras normais, também garante a segurança das safra de verão, a chamada ‘safrinha’ e da terceira safra que é plantada no inverno”. Além disso, completa Silvio, a irrigação por pivô central permite que o produtor plante as culturas de valor agregado, como milho e soja, que são culturas mais nobres e são produzidas somente com irrigação”, detalha. Outros benefícios da irrigação para a lavoura citados por Silvio Dias são o aumento da oferta e regularização da disponibilidade de alimentos e outros produtos agrícolas; e modernização do sistema de produção, o que estimula a introdução de novas tecnologias. A longo prazo, o produtor terá uma redução dos custos de produção viabilizando maior rentabilidade, e o aumento no número de safras agrícolas e colheita na entressafra.

Máquinas agrícolas

Além de levar as novidades relacionadas à irrigação, a Pivot também levará ao público da Agrobrasília as novidades em máquinas agrícolas. “Estaremos atendendo em dois estandes, sendo um da Case IH, marca líder mundial em tecnologias para maquinário agrícola, da qual somos uma das concessionárias no Brasil. E outro estande voltado somente para a irrigação”, completa o gerente corporativo Case IH, Marcilei Faria.Da Case IH, o destaque será o lançamento especial, o Magnum Black Limited Edition, em edição limitada, que traz a conectividade a bordo. O modelo garantiu o prêmio Trator do Ano Brasil 21/22 à marca. Além dos diferenciais, a edição limitada possui AFS Connect embarcado de fábrica, sendo equipada com monitor AFS Pro 1200, sistema operacional com conectividade 4G e receptor AFS Vector Pro, garantindo mais produtividade e eficiência no campo. Isso proporciona o compartilhamento, em tempo real, de informações e acesso remoto para diagnóstico e atualizações, aumentando a eficiência operacional.Além dos produtores do DF, o evento deve atrair também os produtores dos estados que fazem divisa com o DF –  Bahia, Goiás, Minas Gerais e Tocantins. A AgroBrasília será realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF).

Compartilhar isto:

portalentorno

    O seu portal de notícias e entretenimento! Não utilizamos leis de incentivo ou qualquer forma de financiamento com dinheiro público. Para informar qualquer erro ou sugestões para o nosso portal, por favor entre em contato conosco através do email portalentornodf@gmail.com