RUSSIA X UCRÂNIA: Quais sanções foram impostas à Rússia
Após a invasão da Ucrânia por Vladimir Putin, vários países ao redor do mundo impuseram uma série sem precedentes de sanções à Rússia.
O objetivo das sanções é atingir a Russia nos setores financeiro, energético e militar-industrial, bem como indivíduos e eventos esportivos.
Listamos abaixo algumas das medidas adotadas pelos EUA, UE e Reino Unido, com países como Japão, Taiwan, Austrália e Nova Zelândia que tomaram medidas semelhantes:
Finanças e economia
A UE, os EUA, o Reino Unido e o Canadá concordaram em “impedir que o banco central russo implante suas reservas internacionais de forma a prejudicar o impacto de nossas sanções”. Desde então, a UE disse que está proibindo todas as transações com a instituição, que possui € 640 bilhões (£ 540 bilhões) em reservas, em um esforço para “paralisar seus ativos”.
O estado russo foi efetivamente proibido de aumentar a dívida soberana no Reino Unido e em outros lugares e as ações de entidades estatais russas não podem mais ser listadas nas bolsas de valores da UE.
Uma série de bancos russos – seus nomes ainda não foram anunciados – também estão sendo cortados do sistema de pagamentos internacionais Swift pela UE, EUA, Reino Unido e Canadá. Bruxelas disse que isso “os impedirá de operar em todo o mundo e efetivamente bloqueará as exportações e importações russas”.
Os EUA colocaram as 10 maiores instituições financeiras da Rússia, representando cerca de 80% do setor bancário do país, sob restrições, incluindo o corte da maior – Sberbank, que responde por cerca de 30% dos bancos russos – e suas subsidiárias de realizar transações através dos EUA sistema.
Os ativos de muitos outros bancos russos, incluindo o VTB, o segundo maior do país, o Bank Rossiya e o Promsvyazbank, também foram atingidos por rígidos congelamentos de ativos e/ou novas restrições de negócios na UE, Reino Unido, EUA e outros lugares.
Indivíduos
Os ativos estrangeiros do presidente russo, seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e do ministro da Defesa, Sergei Shoigu, foram congelados na UE, EUA e Reino Unido, assim como os do chefe de segurança do FSB, Alexander Bortnikov , chefe das Forças Armadas. , Valery Gerasimov e membros do conselho de segurança do Kremlin. A UE impôs sanções a todos os 351 membros do parlamento russo, a Duma; os EUA e o Reino Unido estão punindo membros selecionados, assim como Austrália, Japão e Nova Zelândia.
Mais de uma dúzia de oligarcas bilionários com laços com o regime de Putin, incluindo Andrey Patrushev (companhia petrolífera Rosneft), Petr Fradkov (Promsvyazbank), Yury Slyusar (United Aircraft), Boris Rotenberg (companhia de gasodutos SMP), Denis Bortnikov (banco VTB) e Kirill Shamalov, ex-marido da filha de Putin, Katarina, está em listas de congelamento de bens e proibição de viagens em todo o mundo. Os EUA também estão sancionando os principais executivos de bancos estatais do VTB e do Sberbank. Canadá e Austrália também impuseram sanções a vários oligarcas.
O Reino Unido impôs um limite de £ 50.000 em contas bancárias mantidas por cidadãos russos no Reino Unido) e a UE um limite de € 100.000 em bancos da UE.
Indústria e transporte
As companhias aéreas e jatos particulares russos foram progressivamente banidos do espaço aéreo do Reino Unido e da UE e os EUA estão considerando uma ação semelhante, mas ainda não tomaram uma decisão final. A Aeroflot disse que cancelará todos os voos para destinos europeus; várias companhias aéreas europeias disseram que estão interrompendo as rotas para a Rússia.
De fato, os EUA baniram a empresa russa de energia Gazprom, a empresa de oleodutos Transneft e a empresa de energia RusHydro, bem como as maiores empresas de transporte ferroviário e de telecomunicações do país, de seus mercados de crédito.
A UE proibiu as exportações de aeronaves e peças de aviação para a Rússia, bem como as exportações de produtos de alta tecnologia, incluindo semicondutores, computadores, telecomunicações e equipamentos e sensores de segurança da informação. As empresas sediadas no Reino Unido e na UE também estão proibidas de exportar para uma ampla gama de empresas russas de defesa, navais, transporte e comunicações, incluindo a infame fazenda de trolls da Internet Research Agency em São Petersburgo.
Restrições esportivas e outras
A final da Uefa Champions League foi removida de São Petersburgo para Paris.
A Fifa disse que o playoff da Rússia contra a Polônia no próximo mês deve ser disputado em um local neutro, sem espectadores, bandeiras ou hino nacional, e a Rússia deve jogar como “União de Futebol da Rússia (RFU)”. A Polônia e outros países já disseram que não jogarão contra a Rússia e mais sanções da Fifa parecem prováveis.
O Grande Prêmio de Fórmula 1 e todos os eventos da Copa do Mundo de esqui na Rússia foram cancelados.
A Rússia foi proibida de participar do Eurovision Song Contest.
*Com informações: TheGuardian