Healthy food on a heart shape cutting board. Love of food concept with fruit, vegetables, grains and high fibre foods. Rustic wood textures

COVID-19: Conheça alimentos que ajudam a cuidar do coração

Conheça os alimentos que ajudam a cuidar da saúde do seu coração

Em tempos de pandemia, a saúde do nosso coração precisa estar fortalecida, pois uma das causas de morte são sequelas deixadas no coração pelo vírus, por isso precisamos agir preventivamente, você já deve estar começando a pensar em frutas, legumes e vegetais e, eles são ótimos para você, mas há muito mais opções de alimentos que você pode comer para ajudar seu coração. Se você está procurando evitar doenças cardíacas, existem alimentos mais do que suficientes que você pode procurar incorporar à sua dieta para te ajudar nisso.  Leia esta lista de alimentos e suas propriedades para te auxiliar nessa jornada rumo a uma vida mais saudável!

Grão de Bico (receita de preparo)

Rico em fibras, ele possui ácido fólico, indispensável na dieta de mulheres grávidas, já que previne problemas no feto. Ele também é rico em nutrientes e proteína vegetal, faz bem para a digestão, e tem 30% de proteína, e zinco, potássio, cálcio, magnésio e regula o açúcar. Mesmo o grão-de-bico sendo pequeno, ele contém nutrientes fantásticos para o sistema cardiovascular. Eles são carregados com fibras, potássio e vitaminas. Sem mencionar que eles podem diminuir o colesterol e reduzir o risco de doenças cardíacas. Se consumido diariamente, reduz o nível de colesterol ruim.

Café

Quando você bebe o café, uma parte dessa substância vai para o seu cérebro e gera uma série de reações químicas que faz com que ele trabalhe mais rapidamente, melhorando seu humor, energia, memória, tempos de resposta e funcionamento cognitivo geral. Acontece que essa bebida amarga pode ser ótima para o coração. Beber moderadamente reduzirá o risco de doenças coronárias, insuficiência cardíaca e derrame. A cafeína também é um potente estimulante psicoativo. Boas notícias para os fãs do café!

Cranberries

A fruta também pode ser usada como suplemento alimentar que pode ajudar a prevenir e tratar infecções urinárias e úlceras no estômago provocadas por Helicobacter pylori, assim como ajuda a prevenir o surgimento de doenças do coração e câncer. Também conhecida como Oxicoco, esta fruta não é apenas deliciosa, mas também é cheia de muitos antioxidantes e outros nutrientes. Não estaria nesta lista se não ajudasse a diminuir o risco de doenças cardíacas. Além disso, também previne infecções do trato urinário e diminui o risco de doenças gengivais, úlceras estomacais e até câncer.

Figos

Figo ajuda no controle do colesterol, a previnir doenças cardiovasculares, a emagrecer, deixar a pele bonita e saudável, a tratar diabetes, os figos secos são fonte de energia, em suma o fruto ajuda a prover mais saúde e disposição. Os figos estão seriamente subestimados. Eles são uma grande fonte de nutrientes que são incríveis para o coração. Esta fruta doce é cheia de cálcio e fibras. Pode até reverter os efeitos das doenças cardiovasculares! Sinta-se à vontade para adicioná-los aos smoothies que você faz para um impulso extra de saúde.

Sementes de Linhaça

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum) muito utilizada na culinária. Sua planta é conhecida desde 5 mil a.C., na região da Mesopotâmia. Ela é considerada um alimento funcional, trazendo benefícios para o coração, intestino e até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer. Se por acaso você não comer muito peixe ou nozes, deve comer sementes de linhaça! Elas estão cheias de ácidos graxos ômega 3, que são vitais para o coração. Você pode adicioná-la como cobertura em quase tudo. As pequenas sementes são carregadas também com antioxidantes e estrogênio.

Pimenta Malagueta

A pimenta picante contém capsaicina, que ajuda a baixar a pressão arterial e os níveis de colesterol. É um ótimo alimento para incorporar à sua dieta em favor do seu coração, cuidado para não ingerir uma inteira! Aqui nos concentramos nas verdadeiras red hot chili peppers, e não na banda, que fique clao! As pimentas do gênero Capsicum (vermelha, malagueta, dedo-de-moça, cambuci, jalapeño, americana, cumari-do-pará, de cheiro, murupi, entre outras) possuem substâncias que previnem doenças como diabetes, câncer e problemas do coração. Os antioxidantes são importantes também por combaterem o envelhecimento precoce.

Gengibre

O consumo regular da especiaria diminui o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão, e também de doenças coronárias. O gengibre também é conhecido por auxiliar na perda de peso, combater azia e gases intestinais, atuar como antioxidante e anti-inflamatório, melhorar náuseas e vômitos, proteger o estômago contra úlceras, prevenir o câncer cólon-retal, regula a pressão arterial. Quando tomado junto com limão, fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento do intestino, o limão potencializa o gengibre, pois também é capaz de acelerar o metabolismo. Ótimos motivos para que muitas pessoas adorem gengibre!

Toranja

A toranja também é até recomendada na dieta DASH – um plano de dieta feito para reduzir a pressão arterial. Além disso, elas também são de grande ajuda para: combater a falta de apetite, combater a depressão, melhorar a circulação, eliminar cálculos biliares, combater o cansaço, melhorar as espinhas, por deixar a pele menos oleosa, combater gripe, resfriado e a dor de garganta e auxiliar na digestão. Você sabia que as toranjas contêm fibras, potássio, licopeno e colina? Eles são todos ótimos nutrientes que ajudarão a manter seu coração saudável.

Chá Verde

O nutrólogo Edson Credidio explica: ” O chá verde apresenta a catequina que é um antioxidante, o flavonóide que tem uma ação vascular, a cafeína que melhora a parte cognitiva e melhora a parte cardíaca, e apresenta vitaminas também do complexo b, complexo c e vitamina k”. Este chá refrescante é rico em antioxidantes. Sem mencionar que também ajuda a prevenir o acúmulo de placa arterial. Para finalizar, também reduz o LDL, o colesterol e os triglicerídeos. Se você quer manter seu coração saudável, o chá verde é a melhor opção!

Feijão Vermelho

O feijão vermelho também é uma grande fonte de ácido fólico e mantém os ossos fortes por conter manganês e cálcio. Juntamente com outros minerais, podem ajudar a prevenir a osteoporose. Também importante para o aparelho digestivo, o feijão possui a fibra insolúvel, que ajuda a manter a regularidade intestinal. O feijão vermelho é uma ótima fonte de magnésio, proteína e folato. Eles têm baixo teor de gordura e alto teor de fibras, o que significa que reduzem os níveis de homocisteína e reduzem o risco de derrame, doenças cardíacas e até câncer.

Laranjas

Além da famosa vitamina C, a laranja também oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Contém fibras, pectina e flavonóides, que aumentam seu valor nutritivo. Acima de tudo, porém, o principal benefício da laranja são suas propriedades antioxidantes. A fruta pode ser refrescante e matar a sede, mas, além disso, pode ajudar a absorver o colesterol dos alimentos. Ela é carregada com fibras e nutrientes como vitamina C e potássio. Todos esses componentes são ótimos para eliminar o sódio e reduzir a pressão arterial. Quem não ama laranjas?

Couve Tipo Kale

Rico em vitamina C, fortalece a imunidade e auxilia na absorção de ferro, a vitamina E é antioxidante, combatendo os radicais livres e envelhecimento celular, sua vitamina K, é essencial para a coagulação e também ajuda na fixação do cálcio no organismo. Este membro da família do repolho é super saudável para você e seu coração. É repleto de nutrientes que ajudam a manter seu sistema cardiovascular saudável e a combater doenças cardíacas. Possui muitos ácidos graxos ômega-3, antioxidantes e fibras. Sem mencionar que tem baixo teor de gordura e calorias.

Alho

O alho reduz o colesterol, desintoxica o corpo, combate viroses, melhora a saúde óssea, melhora o rendimento físico e mental. Vale ressaltar que se você não gosta do sabor, pode consumir alho na forma de comprimido! Embora o alho seja bom para manter os vampiros afastados, você também deve saber que ele pode diminuir o nível de placa nas artérias, diminuir a pressão arterial e diminuir as enzimas que restringem os vasos sanguíneos. Além disso o alho previne a doença de Alzheimer e várias outras doenças degenerativas, como a demência.

Vinho Tinto

O vinho pode melhorar a saúde do coração, seu consumo moderado está ligado a um menor risco de diabetes, consumir vinho pode prevenir doença de Alzheimer e demência além de poder ajudar na redução dos sintomas da depressão. Você pode beber vinho tinto – com moderação. Os especialistas descobriram que beber vinho pode aumentar seus níveis de HDL e prevenir o acúmulo de colesterol. Ele também tem muitos antioxidantes que evitam a formação de coágulos sanguíneos, mantendo os vasos flexíveis. Você não precisa desistir de tudo pela sua saúde!

Chocolate

Um estudo de Harvard disse que o consumo regular de cacau cru leva a uma melhora da pressão sanguínea e também à ausência de hipertensão, o que pode contribuir para doenças cardíacas. Outros benefícios são: combater Câncer de intestino, bem-estar, fluxo arterial, saúde do coração, saúde cerebral, ajuda na gravidez, ataques cardíacos, alívio de dores. Outra coisa que você pode fazer é chocolate! Não há problema em comer de vez em quando. O doce vai fazer você se sentir melhor instantaneamente, sem mencionar que diminui o risco de doenças cardíacas e derrames.

Lentilhas

Comer lentilhas faz bem porque é um alimento rico em vitaminas e minerais possuindo apenas 93 calorias por porção de 100 gramas. As lentilhas podem ser um ótimo complemento alimentar, pois seu sabor é incrível. No entanto, vamos nos concentrar mais nos benefícios saudáveis para o coração que essas leguminosas têm. Além de ser uma grande fonte de potássio, proteína e magnésio, eles também reduzem o risco de doenças cardíacas e derrames. Outros benefícios são a redução da pressão arterial, os níveis de colesterol e o risco de acúmulo de placa.

Gostou das nossas publicações? Então, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram Telegram

Compartilhar isto:

portalentorno

    O seu portal de notícias e entretenimento! Não utilizamos leis de incentivo ou qualquer forma de financiamento com dinheiro público. Para informar qualquer erro ou sugestões para o nosso portal, por favor entre em contato conosco através do email portalentornodf@gmail.com