AUTORITARISMO: a diferença entre Lula e Bolsonaro na prática

A diferença entre Lula e Bolsonaro na prática

A diferença entre Lula e Bolsonaro na prática

O Brasil como uma democracia, tem estabelecido em seu parágrafo único do artigo primeiro da sua Constituição Federal: 

"Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."

Em qualquer sistema democrático, onde os líderes são eleitos pela população, alguém que venha a trair a confiança da população não tem como permanecer em posição de autoridade.

Liderança é confiança, nada mais, nada menos. (John Maxwell)

Só existe uma forma de um líder ou um pequeno grupo de pessoas que agem de forma não democrática, dominar sobre o restante da população e permanecer em posição de autoridade, através de uma ditadura/comunismo.

As características de uma ditadura:

1.Censura: Os ditadores tendem a censurar a liberdade de expressão de cidadãos, de artistas e da imprensa como forma de proteger a integridade do sistema. Assim, quaisquer manifestações contrárias aos ideais do governo são vistas como formas de rebelião e são prontamente combatidas, sobretudo aquelas com alto potencial de alcance como obras de artistas e veiculações na imprensa, redes sociais como o Facebook e aplicativos de mensagens como Whatsapp e Telegram;

2. Autoritarismo e violência: Os ditadores utilizam-se de métodos violentos para garantir o controle e desencorajar as manifestações contrárias ao governo. Nos regimes ditatoriais, é vedado o aceso às armas à população, entretanto  a utilização de armas de fogo por parte do governo é comum, e os  casos de tortura e desaparecimento são habituais;

3. Centralização do poder: Os regimes ditatoriais tendem a suprimir a separação de poderes e centralizar o poder político nas mãos do grupo governante. Assim, é comum que o mesmo grupo controle o executivo, legislativo e judiciário, no Brasil, na teoria, deveria existir a separação entre os poderes, o que veda a interferência de um poder sobre o outro. 

Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

4. Cassação de direitos políticos: Como consequência natural da censura e da centralização de poder, os regimes autoritários proíbem a formação de partidos políticos opositores, dificultando imensamente a transição de poder e a propagação de novas ideologias.

"Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

Compartilhar isto:

portalentorno

    O seu portal de notícias e entretenimento! Não utilizamos leis de incentivo ou qualquer forma de financiamento com dinheiro público. Para informar qualquer erro ou sugestões para o nosso portal, por favor entre em contato conosco através do email portalentornodf@gmail.com