Foto: Divulgaçao

Colégio CEO em Cidade Ocidental aprova mudança para o modelo Cívico Militar

O Prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, anunciou no dia 04/04, a implementação do modelo Cívico Militar - PECIM, no Colégio CEO, em Cidade Ocidental.

A implantação das escolas cívico militares é uma das vitrines de campanha do Governo Jair Bolsonaro. Foram implantadas 53 escolas em 2020 e 43 em 2021 no modelo cívico militar (PECIM). A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.

Ao ser transformada em uma unidade cívico-militar, a escola pública passa a empregar integrantes da Polícia Militar ou das Forças Armadas. As despesas são custeadas pelo Governo Federal.

O projeto é de iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. 

Implantação obedece aos princípios democráticos

De acordo com as diretrizes das escolas civico-militares, para que possa ser realizada a implantação do modelo PECIM, os ânseios da comunidade devem ser respeitados, “a implantação do Pecim é realizada obedecendo aos princípios democráticos por meio de consulta pública de todos os segmentos que compõem a equipe escolar, pais, professores e funcionários.

Por isso, no início deste ano em Janeiro, a prefeitura de Cidade Ocidental promoveu uma consulta pública no Colégio CEO, para possível implantação do modelo.

Houve protestos de alguns alunos, professores e funcionários

A consulta pública também teve protestos de alguns alunos, professores e funcionários, que não possuíam informações completas sobre o modelo PECIM e o confundiam com características de uma Escola Militar, e foi noticiada pelo portal tv cidade.

O PT avalia encerrar as escolas no modelo PECIM caso vença as eleições

Em matéria veiculada no Portal Metrópoles em 13/02/2022, o PT declarou que está avaliando, e caso vença as eleições, deseja encerrar o projeto das Escolas Cívico Militares no modelo PECIM.

Prefeito Fábio Correa anunciou a implantação do PECIM no Colégio CEO

O prefeito de Cidade Ocidental, Fábio Correa, anunciou na manhã desta segunda-feira (04/02), que o modelo PECIM foi aprovado na consulta pública realizada, e que o Colégio Estadual Ocidental (CEO) será o primeiro Colégio no modelo PECIM em Cidade Ocidental, GO, iniciando suas atividades como PECIM em 2023.

A Educação no Município de Cidade Ocidental tem apresentado avanços significativos ao longo dos anos, na estrutura, na segurança e em inúmeras outras áreas das escolas do município.

A população do município reconhece esses avanços, e agradece a  atuação do Prefeito e do Secretário de Educação Anderson Luciano ao longo dos últimos anos.

A implantação do modelo PECIM será um marco no colégio CEO, que é um dos maiores colégios da região e trará mais segurança e qualidade para todos os alunos, professores e funcionários do local.

Compartilhar isto:

portalentorno

    O seu portal de notícias e entretenimento! Não utilizamos leis de incentivo ou qualquer forma de financiamento com dinheiro público. Para informar qualquer erro ou sugestões para o nosso portal, por favor entre em contato conosco através do email portalentornodf@gmail.com