Você quer ser feliz ou ter razão?

Getting your Trinity Audio player ready...

Somos responsáveis pelo que criamos.

Faça isso por VOCÊ.

A vida é curta para ser pequena e pequena é para que você a torne insignificante.Benjamin Disraeli.

 

Você se sente sobrecarregado/sobrecarregada em seu relacionamento? Não se sente valorizado/valorizada? Seus sentimentos não são levados em conta? Suas ideias são sempre reprovadas? Quando olha no espelho sente saudades da pessoa que era?

 

Já parou para pensar que a maior parte dos nossos problemas estão nas interações que temos com as outras pessoas, problemas de relacionamento, problemas com os filhos, problemas com os pais, problemas com o chefe no serviço, problemas com os vizinhos etc.

 

Somos seres sociais e a convivência com as outras pessoas é fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal, emocional e construção de uma vida que vale a pena viver.

Como você avalia suas relações. Elas são baseadas na cooperação ou competição?

 

Em seu relacionamento quando você conversa com sua esposa, ou com seu esposo, o que ocorre? Uma competição ou uma cooperação? Existe uma disputa para ver quem está certo? Você costuma diminuir o outro para se sentir importante e para isso joga na cara as fraquezas do amado/da amada?

Relacionamentos assim, corroem a alegria da convivência.  

 

Cooperação é ajuda mutua, uma relação onde existe cooperação, existe três tipos de consequência: lucro mutuo, aprendizado mutuo e crescimento mutuo.

Na competição o que acontece é que cada um puxa par um lado, a um prazer em derrotar o outro, fazer com que o outro se sinta inferior. A competição é o caminho mais curto para o fracasso nos relacionamentos.

O seu relacionamento é baseado na competição ou na cooperação?

Onde está o problema dos relacionamentos? Queremos transformar os outros e deixamos de olhar para nós, e quando olhamos para nós, a lente que usamos para avaliar as situações estão sujas pelo egoísmo, inveja, resistência a ser contrariado e uma necessidade doentia de estarmos certos.

Lembre-se: somos educados para competição. Onde o sucesso de uma pessoa significa o fracasso de outras. Essa é uma leitura errada sobre o sucesso. Pense o que você quer do seu filho; que ele coopere.  O que você quer da sua esposa/esposo; que ele ou ela coopere. Lembre-se: você foi ensinado a competir e por isso quer sempre ter razão, quer estar sempre certo, não quer ser contrariado, e assim você entra numa onda de competição e quer colher os frutos da cooperação, não vai dar certo, você vai fracassar em seus relacionamentos. Se você quiser melhorar seus relacionamentos competindo, vai fracassar.

Fundamente seus relacionamentos no princípio da COOPERAÇÃO. Cooperar significa andar de mãos dadas em direção a um objetivo definido, concentrar os esforços de forma organizada em direção à um propósito em comum.

Você prefere ser feliz ou ter razão?

Compartilhar isto:

Glauco Castelli

Glauco Tagliari Castelli é psicólogo e atende online e presencialmente em Brasília, DF, Whatsapp