Jair Bolsonaro, Gustavo Gayer, Vitor Hugo e Wilder Moraes: decisão para 2024.

Goiânia 2024: Gayer e Major Hugo disputam candidatura no PL

Getting your Trinity Audio player ready...

O PL tem dois nomes para a eleição à Prefeitura de Goiânia no próximo ano: do deputado federal Gustavo Gayer e do ex-deputado Major Vitor Hugo. As apostas maiores hoje recaem sobre o nome do primeiro. Inclusive, recentemente assumiu a presidência do partido na capital. Entretanto, o segundo tem um padrinho muito forte: o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Major Vitor Hugo tem repetido que sua votação na candidatura ao governo de Goiás no ano passado o credencia para disputar a prefeitura de Goiânia ou de Anápolis. Ele teve 516,5 mil votos, ficando em terceiro lugar com 14,8% dos votos válidos no Estado. Bem mais dos que os 31 mil que recebeu em 2018, quando se elegeu (pelo quociente eleitoral) deputado federal por Goiás.

Maior cabo eleitoral do PL no Brasil, Jair Bolsonaro não esconde que gostaria de ver seu antigo aliado na disputa pela Prefeitura de Goiânia. Foi, no ano passado, o principal avalista da candidatura de Major Hugo ao governo estadual. Apesar de pouca possibilidade de êxito. Sequer conseguiu aglutinar uma aliança partidária em torno de seu nome em Goiás.

O ex-deputado, embora coloque seu nome à disposição do partido, tem enfatizado que ainda é cedo para bater o martelo sobre 2024. “Ainda é cedo. Mas acho que as duas votações que tive em Goiânia e Anápolis me habilitam e me credenciam a estar no jogo, a estar na disputa. Nós vamos conversar com as lideranças, ver as questões partidárias e conversar com o (ex-presidente) Bolsonaro”, disse em uma entrevista.

Preferência do PL

O nome que tem a maior preferência hoje na cúpula estadual e nacional do PL é o de Gustavo Gayer, que foi o segundo deputado federal mais votado em Goiás na eleição de 2022. Recebeu 200,5 mil votos. Isto ficou claro em abril, na sua posse como presidente metropolitano do partido, em substituição ao próprio Major Hugo. Aliás, sob a articulação do presidente estadual da legenda, o senador Wilder Morais, que vislumbra uma candidatura ao governo de Goiás em 2026.

“O Gustavo pode ser candidato a prefeito de Goiânia”, afirmou Wilder Morais na posse do deputado no comando municipal do PL. “Do Estado inteiro é a nossa maior liderança, o mais votado do nosso partido. Então ele tem todas as chances”, enfatizou. Gayer tem também a preferência do presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que ambiona eleger 1,5 mil prefeitos no próximo ano no Brasil. Portanto, precisará de candidatos competitivos e com real chance eleitoral.

Entretanto, Gustavo Gayer ainda não disse abertamente que pretende disputar a Prefeitura de Goiânia. Afirma que seu foco neste ano é seu mandato na Câmara dos Deputados. Mas, ele já se tornou alvo do PT na capital. A presidente do partido e vereadora Kátia Maria tem usado o polêmico episódio da demissão de um professora de escola particular, após postagem de Gayer, para atacar o deputado e potencial adversário dos petistas na capital.

FONTE: https://www.entrelinhasgoias.com.br/

Compartilhar isto:

portalentorno

    O seu portal de notícias e entretenimento! Não utilizamos leis de incentivo ou qualquer forma de financiamento com dinheiro público. Para informar qualquer erro ou sugestões para o nosso portal, por favor entre em contato conosco através do email portalentornodf@gmail.com