Divulgação: CAESB

Caesb leva sua expertise para o 32º Congresso da ABES 

Getting your Trinity Audio player ready...

(Brasília, 23 de maio de 2023) – A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) participa do 32º Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA). O evento, que acontece em Belo Horizonte desde o dia 21 até o dia 24 de maio, é considerado o mais importante encontro sobre engenharia sanitária e ambiental do Brasil, e tem mais de 50 painéis de discussão e a apresentação de cerca de mil trabalhos técnico-científicos. Nesta edição, estão sendo discutidos os desafios para a universalização do saneamento e a sustentabilidade. 

A Caesb está participando do evento com seis painelistas. O presidente da Companhia, Pedro Cardoso, apresentou ontem, dentro da Câmara Temática de Comunicação no Saneamento, o tema ESG como proposta de valor nas empresas. Para ele, é preciso olhar para a questão ambiental e preservação dos recursos naturais, para o tratamento adequado da água e esgoto, e exercer uma gestão séria. “As empresas de saneamento necessitam pensar na sustentabilidade do nosso negócio e em políticas inclusivas. As empresas precisam ter políticas públicas para ter a água como direito humano e alcançar e incluir a população mais vulnerável. É importante ampliar os investimentos e ter um olhar social”, defendeu Pedro Cardoso. 

O diretor Financeiro e Comercial da Caesb, Sérgio Antunes Lemos, fala hoje sobre as Iniciativas Inovadoras nas Práticas Comerciais. A superintendente de regulação da Caesb e coordenadora da Câmara Técnica de Regulação da Aesbe, Aline Oliveira, também participa neste dia com o tema Agenda Regulatória. Além deles, o Superintendente de Gestão Operacional da Caesb, Cristiano Gonçalves Gouveia, apresenta um painel sobre Desenvolvimento Operacional e Inovação nos Sistemas de Abastecimento de Água. 

Amanhã será a vez do superintendente de Produção de Água da Caesb, Diogo Gebrim, apresentar o tema Inovação em Sistemas de Tratamento Avançados de Água. Neste painel, o assessor de Projetos Especiais e Novos Negócios da Caesb, Fuad Moura Guimarães Braga, será o moderador. Fuad também foi responsável pelos painéis de Inovação do Setor de Saneamento no âmbito da organização do evento. Ainda amanhã, o diretor de Operação e Manutenção da Caesb, Carlos Eduardo Borges Pereira, irá falar sobre Inovação em Sistemas de Tratamento Avançados de Esgotos. 

Além da presença dos painelistas, empregados da Caesb fazem apresentações orais de trabalhos técnicos, bem como a publicação de pôsteres aprovados. 

Um dos destaques do Congresso será a apresentação, hoje, do maior projeto de Saneamento em execução no mundo, a Dessalinização e Adução de Água em Aqaba-Amã (AAWDC), na Jordânia. O país é considerado o segundo no mundo com maior escassez de água, onde a população recebe menos de 65 litros por dia. Neste contexto, o projeto AAWDC é colocado como uma importante solução sustentável para a crise hídrica para a nação árabe, que está situada na margem leste do rio Jordão.

(fonte: https://congressoabes.com.br/2023/05/12/congresso-da-abes-tera-apresentacao-do-maior-projeto-de-saneamento-em-execucao-no-mundo/

Juntamente com o Congresso da ABES, está sendo realizada a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – FITABES, que reúne os maiores e mais atuantes fornecedores de tecnologia, materiais e equipamentos do setor de saneamento. A Caesb possui um estande na Feira, onde acontecem apresentações técnicas. O estande apresenta para os visitantes a arquitetura moderna de Brasília, com linhas simples, poucas cores e as colunas do Palácio da Alvorada. Todas as atividades do Congresso e da FITABES estão acontecendo de forma presencial, tanto para congressistas quanto para palestrantes e expositores. A expectativa é que entre três e quatro mil pessoas participem dos eventos.  

Em 2025, o Congresso da ABES será realizado em Brasília. A festa de lançamento do evento será hoje à noite e irá apresentar as cores, os sabores, a arte, a música e um pouco da arquitetura do cerrado. 

Compartilhar isto:

portalentorno

    O seu portal de notícias e entretenimento! Não utilizamos leis de incentivo ou qualquer forma de financiamento com dinheiro público. Para informar qualquer erro ou sugestões para o nosso portal, por favor entre em contato conosco através do email portalentornodf@gmail.com