Desempenho esportivo e alimentação

Desempenho esportivo e alimentação: a dieta do atleta

Como os corpos dos atletas enfrentam um alto nível de estresse, uma nutrição adequada é extremamente importante. A maneira mais eficaz de obter uma nutrição adequada também é a mais básica: concentre-se nos cinco grupos principais de alimentos – frutas, vegetais, proteínas, grãos e laticínios. Cada um contribui com nutrientes vitais para sua dieta. Uma vez que esses hábitos básicos tenham sido estabelecidos, um nutricionista registrado pode ajudá-lo a ajustar sua dieta com base nas necessidades individuais. 

Frutas e vegetais

Esses dois grupos alimentares cruciais devem juntos compor cerca de metade do seu prato ou 50% de cada refeição. Eles fornecem carboidratos, vitaminas, minerais, fibras, água e antioxidantes que atuam juntos para servir como energia, hidratação, digestão e recuperação / prevenção de lesões. O tamanho de uma porção de frutas e vegetais ricos em amido (como milho, ervilha e batata) é cerca de um punho, enquanto uma porção de vegetais tem dois punhos. 

Grãos

Os grãos integrais devem ser priorizados na dieta por causa de seu maior teor de vitaminas, minerais e fibras em comparação com produtos de grãos brancos / refinados. Essas fontes são ricas em carboidratos, vitaminas, minerais e fibras que contribuem com recursos substanciais para atividades de alta intensidade e recuperação. Dependendo do nível de atividade física, esses alimentos ricos em amido devem ser consumidos em quantidades equivalentes a um ou dois punhos em cada refeição, especialmente aqueles antes do exercício. 

Proteínas

Fontes de proteína completas são aquelas que incluem todos os aminoácidos essenciais que seu corpo é incapaz de produzir. Os aminoácidos servem como blocos de construção para várias funções vitais em seu corpo, como estrutura celular, manutenção muscular e reações químicas. As proteínas animais são fontes completas, mas certas combinações de proteínas vegetais também podem fornecer quantidades adequadas de todos os aminoácidos essenciais. Proteínas animais magras, como aves e peixes, devem ser priorizadas na dieta e as porções devem ocupar cerca de um quarto do prato e ter o tamanho de uma palma. 

Laticínios

Este grupo de alimentos está repleto de cálcio, proteínas completas, potássio e carboidratos, para citar alguns. Essa combinação de nutrientes fornece os componentes necessários para a produção de energia, contração / recuperação muscular e resistência óssea. É importante que os atletas consumam 2-3 xícaras de laticínios com baixo teor de gordura ou alternativas lácteas por dia na forma de leite de vaca / bebidas à base de plantas fortificadas, iogurte ou queijo. 

Placa do Atleta

Uma boa nutrição pode ser muito flexível e individualizada de acordo com suas preferências de gosto e estilo de vida. Começa com a combinação dos grupos de alimentos mencionados acima, aproximadamente nas quantidades mencionadas. Acompanhe ouvindo a resposta de seu corpo para que sua abordagem possa ser ajustada conforme necessário. E, sempre que possível, escolha os alimentos listados abaixo na construção de carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis ​​em sua refeição ou lanche.Gostou das nossas publicações? Então, siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram Telegram
Compartilhar isto:

portalentorno

    O seu portal de notícias e entretenimento! Não utilizamos leis de incentivo ou qualquer forma de financiamento com dinheiro público. Para informar qualquer erro ou sugestões para o nosso portal, por favor entre em contato conosco através do email [email protected]