Exercícios Físicos na Gestação e seus benefícios

Exercícios Físicos na Gestação e seus benefícios

Exercícios Físicos na Gestação e seus benefícios

Os exercícios físicos podem e devem ser recomendados para todas as gestantes saudáveis. Sua prática regular durante a gestação pode promover inúmeros benefícios físicos e psicológicos, além de não haver evidências de desfechos adversos para o feto e/ou recém-nascido, quando realizados em intensidade leve a moderada.

Infelizmente, poucas gestantes aderem a essa prática e muitas ainda têm receios e dúvidas quanto à segurança da sua realização, neste artigo temos como objetivo trazer informações  entre profissionais de saúde, que assistem às gestantes no Brasil, das atuais recomendações sobre exercício físico durante a gestação, baseadas nas melhores evidências científicas disponíveis. 

Diante da percepção de existirem poucos modelos sistematizados a respeito, e após a realização de vários estudos nesta área específica, reunimos informações práticas de interesse para os profissionais e gestantes e incluímos recomendações quanto às indicações, contraindicações, modalidades (exercícios aeróbicos, treinamento de resistência muscular, alongamento e exercícios do assoalho pélvico), frequência, intensidade e duração dos exercícios para cada trimestre gestacional. 

 

Abordamos recomendações de exercícios físicos tanto para as gestantes de baixo risco quanto para populações especiais de mulheres, como atletas, hipertensas, diabéticas e obesas. 

A conscientização dos benefícios auferidos por um estilo de vida mais saudável durante e após a gestação deve ser sempre lembrada e estimulada pela equipe atendente. Por estarem as gestantes muito próximas dos especialistas e altamente motivadas, oportunizam-se exames de rotina, retornos frequentes e supervisão para uma série de novas orientações que podem refletir em sua saúde e na de seu bebê a longo prazo.
Vai aí algumas dicas fáceis de se fazer nas atividades de vida diária:

  • Respirar três vezes ao dia (4 inalações e 8 exalações);
  • Se agaixar pelo menos umas duas vezes ao dia;
  • Contrair o perinio (como se fosse fechar o xixi três vez ao dia);
  • Contrair as nádegas 3 vezes ao dia;
  • Melhorar a postura, alinhando as orelhas aos ombros (postura neutra);
  • Ficar nas pontas dos pés, elevação das panturrilhas para bombear o sangue (10 repts três vezes ao dia)
  • Alimentação bem colorida (diversificada).

São as dicas do Personal, Fisioterapeuta e Nutricionista Esportivo Funcional, Especialista em treinos para grupos especiais, Ricardo Soares da Viva Fisiofit.

Compartilhar isto: