quarta-feira, julho 17, 2024
Psicologia

SOMOS RESPONSÁVEIS PELO QUE CRIAMOS.

Getting your Trinity Audio player ready...

Quem está no controle?

Quando estamos sendo controlados excessivamente pela nossa personalidade tendemos a nos comportar em direção ao que nos falta, ou seja, as nossas necessidades, e somos reativos ao mundo externo. A motivação ou o motivo para ação que nos controla está em buscar amenizar a dor, o sofrimento, os medos a falta de amor, de reconhecimento, de segurança, de valor, que nos faltou ou foi por cada um interpretado como falta em algum momento da sua vida.

 

Pare um pouco e reflita:

Se tudo que você sabe é uma percepção sobre o mundo, como é criada a percepção?  Humm.. Quem cria a percepção?

 

Você concorda comigo que o mundo é criado por quem o observa: Sua ideia de família, criação de filhos, casamento, dinheiro, política, sobre você mesmo etc.. .   Sua percepção determina a maneira como você vê as coisas e a maneira como você vê as coisas e a si mesmo determina seu comportamento e o seu comportamento revela sua real motivação. Ou seja, você tem o poder de criar seu próprio valor e consequentemente criar a realidade que você quer, você consegue entender isso?

 

Já parou para pensar que grande parte do que aprendemos é superficial e agimos insistentemente baseados nesse conhecimento! Muitas vezes é um conhecimento baseado em aparências sociais, técnicas de influência imediata, estratégias de persuasão, habilidades de comunicação e promessas grandiosas. Cuidado para não ficar alienado em seus pontos de vista sobre o mundo que você criou para você, e continuar dando as mesmas respostas as situações que estão te trazendo sofrimento; não precisa ser gênio para adivinhar qual será a consequência a médio e longo prazo… Possivelmente um quadro DEPRESSIVO.

 

A pergunta que deve ser feita é: O que você tem criado com o poder de escolha que você tem para criar?

 

 

Se você não conseguir sozinho, ajudo você.  

Compartilhar isto:

Glauco Castelli

Glauco Tagliari Castelli é psicólogo e atende online e presencialmente em Brasília, DF, Whatsapp