Os benefícios de se exercitar durante a gravidez

Os benefícios de se exercitar durante a gravidez

Suas costas doem, seus tornozelos estão inchados e você não consegue dormir (nem vamos falar sobre o inchaço e a constipação!). Se ao menos houvesse algo que você pudesse fazer para minimizar os sintomas comuns da gravidez. Acontece que há: o exercício é uma das curas mais eficazes para as dores do grupo que espera.

Malhar durante a gravidez oferece muitos benefícios para você e seu bebê. Você obterá um impulso no humor, uma redução em muitos sintomas da gravidez e uma recuperação pós-parto mais rápida. E seu bebê pode desfrutar de um coração mais apto, diminuir o IMC e melhorar a saúde do cérebro.

Quando você está lutando para manter uma refeição baixa durante o primeiro trimestre da gravidez, lidando com uma mudança no corpo no segundo, ou bufando e bufando apenas para chegar ao banheiro perto da data prevista, ir à academia pode ser o última coisa em sua mente. Mas um número crescente de pesquisas sugere que os exercícios trazem grandes benefícios para você e seu bebê. Mesmo uma simples caminhada ao redor do quarteirão ou uma sessão de alongamento pode levar a uma melhora do humor, sono melhor, trabalho de parto mais fácil e recuperação mais rápida. Então, se você precisa de motivação para amarrar aqueles tênis empoeirados, aqui está.

Benefícios dos exercícios de gravidez para mães

Durante toda a sua vida adulta, você provavelmente esteve ciente de que o exercício – seja uma aula de ioga, passeio de bicicleta ou corrida – pode ajudá-lo a manter os quilos a menos e prevenir doenças como o diabetes tipo 2 . Durante a gravidez, há ainda mais motivos para continuar se mexendo – ou se mexer, mesmo que você não tenha uma rotina de exercícios no passado.

Grávidas e puérperas podem sim praticar exercícios físicos. A primeira observação é apenas uma validação médica antes da escolha da atividade. Com a permissão médica, os exercícios são bem-vindos por trazerem inúmeros benefícios nestas fases.

Descobriu-se que praticar exercícios durante a gravidez:

  • Reduzir o risco de complicações na gravidez: em um estudo de 2017 , as mulheres que participaram de programas de condicionamento físico eram menos propensas a desenvolver diabetes gestacional e menos propensas a ter cesáreas não planejadas do que aquelas que não se exercitavam.
  • Probabilidade menor de complicações no parto:  em  outro estudo  com mulheres na Espanha, mulheres que se exercitaram três vezes por semana ganharam menos peso durante a gravidez e eram menos propensas a ter  bebês macrossômicos  (ou bebês pesando mais de 4,5 quilos ao nascer). Ter um bebê mais pesado, por sua vez, pode levar a complicações tanto para a mãe quanto para o bebê durante o parto. 
  • Acelera a recuperação pós-parto: quanto mais você aumentar sua aptidão para a gravidez, mais rápido se recuperará fisicamente após o parto e mais apto ficará após o parto. Em um estudo de 2012, as mulheres que se exercitaram se recuperaram mais rápido após o trabalho de parto (mesmo após o controle do método de parto), retomando as tarefas domésticas mais rapidamente do que aquelas que não se exercitaram.
  • Melhora o seu humor: as  mulheres são mais suscetíveis do que nunca à depressão durante a gravidez , com uma estimativa de uma em cada duas mulheres relatando aumento da depressão ou ansiedade durante a gravidez . Mas pesquisas descobriram que os exercícios durante a gravidez reduzem a depressão , liberando endorfinas que ajudam a melhorar o humor enquanto diminuem o estresse e a ansiedade.
  • Baixa pressão arterial: a pressão arterial ocasionalmente aumenta durante a gravidez , mas muito e pode ser um sinal de alerta de  pré-eclâmpsia . Permanecer ativo – em um estudo, simplesmente caminhar regularmente – evita que a pressão arterial suba.
  • Aliviar as dores nas costas e pélvicas: não é segredo que a barriga crescente do bebê exerce pressão extra sobre a parte inferior das costas , resultando em dores na região lombar e na pelve . Os exercícios, entretanto, podem resultar em menos dor lombar e pélvica durante o final da gravidez .
  • Combate a fadiga.  O cansaço baixo atinge muitas mulheres durante o primeiro trimestre, e novamente no final do terceiro trimestre. Embora pareça paradoxal, às vezes descansar muito pode realmente fazer você se sentir mais cansado. Portanto, embora você nunca deva se esforçar até a exaustão, um pequeno empurrão – digamos, uma caminhada fácil ou uma aula de ioga pré-natal – pode fazer uma grande diferença em seu nível de energia.
  • Melhora o sono. Embora muitas mulheres grávidas relatam ter mais dificuldade para adormecer , aquelas que se exercitam de forma consistente (desde que não seja perto da hora de dormir, o que pode ser muito energizante) dizem que a qualidade do sono é melhor e que acordam mais descansadas.
  • Alivie a  constipação .  Um corpo ativo estimula os intestinos ativos. Algumas mulheres preferem uma caminhada rápida de 30 minutos para mantê-las regulares, enquanto outras dizem que até mesmo uma caminhada de 10 minutos ajuda a manter as coisas indo.

É claro que todos os estudos acima examinam os riscos – o que significa que os exercícios durante a gravidez não garantem uma recuperação rápida ou costas sem dor. Mas os profissionais de saúde geralmente recomendam que fazer todos os exercícios possíveis durante a gravidez é uma ótima maneira de ter uma gravidez mais saudável (e mais confortável) possível.

Compartilhar isto:

portalentorno

    O seu portal de notícias e entretenimento! Não utilizamos leis de incentivo ou qualquer forma de financiamento com dinheiro público. Para informar qualquer erro ou sugestões para o nosso portal, por favor entre em contato conosco através do email [email protected]