fbpx

Destinos

Destinos próximos ao Entorno, conheça várias opções para sair e relachar

1. Cidade Ocidental, GO (40km de Brasília)

A Cidade Ocidental conta com os maiores e melhores clubes do entorno, e se tornou uma excelente opção para seu final de semana. A Cidade cresceu e dispõe de uma boa infraestrutura de restaurantes e churrascarias como o Herança Mineira, Quero-Quero entre vários outros, padarias como a Padre Cicero e a Francisco ótimos lugares para tomar aquele café da manhã ou fazer um lanche a tarde, e clubes como o Recanto das Águas, Aguas Correntes e AQUA, antigo Suleste Clube, os maiores e melhores clubes do Entorno.

Possui opções para lazer gratuito também, tanto para a família como para as crianças, como o Lago Jacob, um lugar perfeito para caminhar e relaxar com a família e o Bosque Chico Mendes, um lugar lindo e contemplativo, perfeito para você que deseja fugir da agitação do trânsito e descansar.

Confira nossa seção dedicada para ver mais opções de restaurantes, padarias e clubes da cidade.

2. Formosa e Salto do Itiquira (60km de Brasília)

Localizada a apenas 60 km de Brasília, Formosa também está no entorno do DF e oferece a possibilidade de tomar banho em cachoeiras, visitar grutas, conhecer sítios arqueológicos, fazer trilhas e esportes radicais. A cidade abriga o Parque Municipal do Itiquira, onde está o Salto do Itiquira, uma queda d’água com 168 metros de altura e também o parque privado Eco Bocaína, com trilhas e lindos mirantes. A Cachoeira da Água Fria, o Buraco das Araras (atualmente fechado) e o Buracos das Andorinhas, uma dolina que muita gente, mesmo de Brasília, não sabe da existência.

3. Salto do Corumbá (120km de Brasília)

Localizado na zona rural de Corumbá de Goiás, o Salto Corumbá é um parque que abriga trilhas, cachoeiras como o Salto do Corumbá, restaurante e hospedagem, além de atividades na natureza como boia cross, tirolesa, arvorismo e rapel. É um lugar bem legal para quem está com crianças, já que possui uma boa estrutura. É possível desfrutar de um day use ou dormir por lá mesmo porque o local oferece pousada e camping.

4. Cristalina – (133km de Brasília)

Localizada do entorno do Distrito Federal, Cristalina é conhecida por ser a cidade dos cristais e por possuir a maior reserva de cristais do mundo! A pequena cidade tem atrações interessantes como a Pedra Chapéu do Sol, uma formação rochosa de formato curioso, que se tornou cartão-postal da cidade e que parece se “equilibrar” sob outra pedra. Por lá você também encontra cachoeiras, como a Cachoeira do Arrojado e no Balneário das Lajes e também o Mercado do Cristal, já que essa é um tipo de comércio importante para a cidade.

5. Pirenópolis – (150 km de Brasília)

Já bem conhecida entre os brasilienses e goianos, Pirenópolis, ou apenas “Piri”, é um destino incrível para quem procura um lugar tranquilo e mais afastado de um grande centro urbano, mas sem perder em estrutura. A cidade tem ruas de pedra e casarões coloniais, diversidade de pousadas, bons restaurantes, tem várias cachoeiras por perto e está próximo do Parque Estadual Serra dos Pirineus! É um lugar ótimo para sair da rotina e tomar um banho de cachoeira, já que pode ser conhecido em um bate-volta! É um dos principais destinos próximos a Brasília que os viajantes buscam, principalmente nos fins de semana. Em dias úteis a cidade costuma ser bem tranquila.

6. Cocalzinho de Goiás, (110 km de Brasília)

Cocalzinho é uma cidade vizinha ao Salto de Corumbá e também próxima de Pirenópolis, mas com menor porte. A cidade está apenas 110 km de Brasília e assim como outros destinos nessa região oferece cachoeiras, cavernas, a possibilidade de subir ao topo do Parque Estadual Serra dos Pirineus e tomar banho no Rio Corumbá. Lá por perto também estão alguns hotéis-fazenda e fica Girassol, que tem cachoeiras e o Vinhedo Girassol, opção para quem quer entender um pouco mais do processo de produção de vinhos.

7. Chapada dos Veadeiros – Alto Paraíso, Cavalcante, São Jorge, Colinas do Sul, São João da Aliança

O primeiro destino próximo a Brasília que muitos candangos consideram ao planejar uma viagem voltada para o ecoturismo próximo da Capital Federal é a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e sua região reúnem lindas paisagens naturais, com grande destaque para os cenários do cerrado e suas cachoeiras de água cristalina.

É uma região bem grande, da qual fazem parte diferentes cidades que você pode usar como base para explorá-la e que é ideal para viagens de carro, combinada a trajetos de trilha para acessar as cachoeiras. A quantidade de atrativos e cachoeiras dentro do parque e fora dele é enorme e há tanto para conhecer por lá que mesmo que você visite a Chapada dos Veadeiros várias vezes, sempre poderá conhecer um cantinho novo. Entre suas principais atrações estão o Vale da Lua, as cachoeiras Almécegas I e IICatarata dos CourosCachoeira Santa BárbaraCachoeira Loquinas, entre outras.

Confira aqui o que fazer na Chapada dos Veadeiros.

8. Mambaí – (300km de Brasília)

Cidade localizada em Goiás, a cerca de 300 km de carro de Brasília e perto da fronteira com a Bahia, Mambaí oferece visita a cachoeiras, poços, grutas e cânions além da paisagem do Cerrado. É um destino pouco explorado, mas que pode render um ótima viagem para quem busca paisagens naturais e atividades na natureza, como trekking e rapel. Na cidade e arredores você pode conhecer a Cachoeira do Funil, a Cachoeira dos Poços Azuis, Cachoeira Paraíso do Cerrado e a Caverna Lapa do Penhasco. Assim como outros destinos, é interessante contratar uma agência turística, que oferece guia com informações sobre a região e a estrutura para praticar atividades na natureza.

9. Caldas Novas, (300 km de Brasília)

Caldas Novas e o Rio Quente Resorts reúnem grandes fãs pelo Brasil. A região possui uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo e oferece deliciosos banhos em águas quentes com propriedades terapêuticas. O destino agrada pessoas de todas as idades, possui uma grande quantidade de hotéis e é ideal para quem quer relaxar. O Rio Quente Resorts é o grande destaque da região e abriga o Hot Park, um parque aquático também de águas quentes, cheio de tobogãs e piscinas deliciosas além do Parque das Fontes. Na cidade de Caldas Novas propriamente dita, o Di Roma Acqua Park, um parque aquático da rede de Di Roma, é outro ótimo passeio, principalmente para famílias com crianças.

10. Cidade de Goiás (Goiás Velho)
(347 km de Brasília)

A pequena cidade de Goiás, também conhecida como Goiás Velho, foi a antiga capital do estado de Goiás e surpreende por seu conjunto arquitetônico, com um centro histórico declarado como Patrimônio da UNESCO. A cidade onde nasceu Cora Coralina tem construções de estilo barroco-colonial bem preservadas, que com suas casinhas simples, mas cheias de charme, remetem ao período do Brasil colonial. A história de Goiás Velho está ligada ao movimento das Bandeiras, que visava explorar o interior do país. É um bom passeio para quem busca um destino histórico, pacato e com paisagens naturais bonitas, já que também está próximo ao Parque da Serra Dourada.

11. Parque Estadual Terra Ronca –
(400 km de Brasília)

Localizado em Goiás, a cerca de 400 km de Brasília, esse parque reúne uma enorme quantidade de cavernas, algumas secas e outras molhadas com rios subterrâneos, estalagmites e estalactites de milhões de anos. É uma viagem ótima para quem procura turismo de aventura e tem interesse, principalmente, em formações rochosas diferentes. São Domingos é a cidade que você pode usar como base para conhecer não só as cavernas como as cachoeiras da região. Entre as principais atrações do parque estão a Caverna da Angélica, Caverna Terra Ronca, São Matheus, São Bernardo, entre outras.

12. Chapada Imperial (50 km de Brasília)

Chapada Imperial é uma reserva privada localizada a cerca de 50 km da região central de Brasília. O local tem 30 cachoeiras, trilhas ecológicas e atividades como tirolesa e arvorismo. Como fica bem pertinho da cidade, é uma boa alternativa para quem quer fazer algo diferente no entorno da cidade, mas sem precisar passar uma noite fora.

13. Parque Nacional de Brasília

Por último, mas não menos importante, vale uma dica talvez óbvia para os moradores da cidade, mas que merece ser lembrada: o Parque Nacional de Brasília. Criado em 1961, esse parque abriga uma área de 46 mil hectares, com animais e plantas nativas do Cerrado dentro do próprio DF. É um lugar muito legal para pessoas de todas as idades, com trilhas que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta, além de deliciosas piscinas naturais.

Ultimas Notícias

Carta aberta de mãe de jovem que faleceu após tomar a vacina contra a covid-19
 

Mãe de Jovem que morreu após tomar a vacina, publica carta aberta a ministro da Saúde

A Carta tem o objetivo de sensibilizar o governo para os casos que se acumulam e ainda não possuem atenção